Coração de uma só cor: Azul e Branco

"O meu coração só tem uma cor: azul e branco" João Pinto dixit....

Sunday, February 12, 2006

Quaresma


Ponto prévio: não vi o jogo de ontem contra o Belenenses.
Dito isto importa apontar o seguinte: não fui dos que apreciei a contratação do Quaresma. As razões foram várias:
  • A experiência falhada em Barcelona podia ter sido traumatizante
  • Sempre lhe notei tiques de vedetismo que para mim não têm lugar num jogador "à Porto"
  • A escola de formação não é de grande confiança em termos de estofo psicológico.
Um amigo sportinguista carpiu mágoas quando ele veio para o Porto e zurziu-me o juízo: "Sempre a dizer mal do gajo e agora tem-lo lá".
Respondi que não precisávamos de um jogador que faz 10 bons jogos por época e depois passa o resto do tempo a vegetar. E a meu ver, na época passada, não me enganei muito: alguns bons jogos e muita asneirada. Dribles estonteantemente inconsequentes com inúmeras perdas de bola que mataram muito jogo da equipa.
Não esqueço os jogos iniciais, como contra o Leiria, em que com o Fabiano isolado o tipo decidiu ver se teria futuro como jogador de rugby e mandou a bola às couves.
Acredito piamente que alguns dos problemas de balneário ocorridos podem ter tido origem nesse individualismo exacerbado. E aqui não estou de acordo com a opinião do Miguel Sousa Tavares que o defendeu afincadamente todo o ano passado, ao contrário do que fez por exemplo com o Diego (jogador tema para futuro post).
Hoje vejo um jogador diferente: fintas estonteantes sim, mas com um discernimento muito maior na hora de largar a redondinha. Resultado: mais equipa e mais confiança nele mesmo, uma vez que já não perde tantas bolas. E....até vem atrás defender!!!
E sim.....tem carregado muitas vezes a equipa às costas.
E aí meus amigos azuis e brancos há que dar o mérito a quem o merece: nem Fernandez, nem Couceiro puseram o miúdo a jogar como fez o holandês. Pode não saber de muita coisa, mas de educar putos sabe. Há mais exemplos: Pepe, Raúl Meireles e parece-me que vem aí um Ivanildo. Tive esperança que fizesse o mesmo pelo Diego, mas parece-me que já lá não vai.

Assim tiro o meu chapéu e faço uma vénia ao grande jogador que se tornou Ricardo "Harry Potter" Quaresma e nesta altura dou-me por muito contente por ele não ter ido para o Dínamo de Moscovo.
Espero que continue a evoluir com humildade e dedicação ao clube, à cidade e aos adeptos que o receberam de braços abertos.
O futebol e os portistas em particular agradecem.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home