Coração de uma só cor: Azul e Branco

"O meu coração só tem uma cor: azul e branco" João Pinto dixit....

Wednesday, February 22, 2006

Diego


Aqui está um jogador que divide a nação portista.
Diego, menino prodígio do Santos aos 17 anos, internacional pela canarinha e com futuro auspicioso à sua espera na Europa.
O menino chegou e foi-lhe definida a sua função: suceder a Deco. Só isso.
Substituir um dos mais fantásticos jogadores de sempre do F.C.Porto, acabadinho de se sagrar campeão europeu, tendo sido considerado o MVP da final da Liga dos Campeões. E isto com o embalo de dois campeonatos, uma taça de portugal e uma Taça Uefa ganhos em dois anos irrepetíveis.
Como se vê coisa pouca para um menino de 19 anos........
E aqui começa aquele que considero um dos equívocos dos detractores do Diego: o menino só tem (agora) 20 anos. 20!
O Deco com a idade dele andava a levar porrada nas canelas na IIª divisão a jogar no Alverca. Depois disso continuou a levar no Salgueiros até chegar ao Porto.
Mesmo no Porto andou ali muito tempo que dava dó a ver jogar: qualquer jogo que se visse nas Antas tinha sempre a correr nas bancadas estórias infames sobre o "Mágico". Muita gente diz que o Deco jogou sempre bem. Não é verdade. Dos portistas com quem contacto eu fui o que mais criticava o Deco, se calhar por ver que ele podia dar bem mais. Fiquei muito feliz ao ler a biografia dele, pois num dado momento ele confessa que teve problemas de massa muscular, devido a sucessivas lesões, que o impediam de correr como queria. Afinal as minhas críticas não eram de todo descabidas.....
Voltando ao Diego: penso que o menino é excelente! Tem alguns contras:
- Idade
- Falta de potência muscular (é manifesto)
- Alguma fraqueza psicológica (idade ajuda a explicar, o estatuto de estrela precoce também)
- Instabilidade da equipa
Apesar de tudo os adeptos têm com ele uma relação extraordinária de carinho e admiração.
O ano passado foi graças a ele que a equipa chegou à ultima jornada em condições de disputar o título. Sim, se se recordarem bem ele andou com a equipa às costas em Abril e Maio. Aí fiquei com a esperança de termos novamente um grande maestro no meio campo. Lamento que alguns comentadores que passaram a época toda a criticá-lo não tenham dito nada a favor dele nessa altura.
Actualmente penso que a situação dele é má para todos. Se o treinador (que em termos de gestão de grupos me parece ser muito mau) diz que ele precisa de espaço para o jogar, creio que há situações em que ele pode ser muito útil. Há alturas em que as equipas abrem para tentar o empate e aí ter um jogador com a inteligência dele dá jeito.
Espero que a situação se altere e que ele se mantenha no F.C.Porto. Era bom para nós todos.....
PS: E para o futuro também. É que se o Diego não cabe na equipa não sei como caberá o Anderson.....(a não ser que ele não seja um médio ofensivo)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home